Paradoxo na Teologia Cristã: Uma análise de sua presença, caráter e status epistêmico Por James Anderson (Avaliado por W. Gary Crampton)
Paradoxo em Teologia Cristã (1), pelo Dr. James Anderson, é um dos 30 Paternoster (Pai Nosso) das Monografias Teológicas.
De acordo com a "Série Prefácio", o "objetivo
da série é a teologia escrita na dupla convicção de que a igreja precisa de
teologia e teologia precisa da igreja - que na realidade significa teologia
feita para a glória de Deus".
Certamente este "objetivo" é admirável, como
cremos com o Catecismo Menor de Westminster (Pág. 1) que "o principal
objetivo do homem é glorificar a Deus e gozá-Lo para sempre." (2)
Esta revisão tentará ver se o trabalho do Dr. Anderson
cumpre este "alvo".
Após o capítulo 1 (introdução: o problema do paradoxo), em que o autor introduz
seu assunto, o livro é dividido em duas seções principais.
Parte I: A Presença
do Paradoxo, é tratado nos capítulos 2 (O Paradoxo da Trindade), 3 (O Paradoxo
da Encarnação) e 4 (Respondendo ao Paradoxo).
Parte II: A Propriedade do Paradoxo é estudada nos capítulos 5 (Doutrinas Cristãs Garantidas), 6 (Um Modelo para a Afirmação Racional da Teologia Paradoxal) e 7 (O Modelo Defendido). O Capítulo 8 (Conclusão: As Perspectivas do Paradoxo) encerra o estudo do autor.
Parte II: A Propriedade do Paradoxo é estudada nos capítulos 5 (Doutrinas Cristãs Garantidas), 6 (Um Modelo para a Afirmação Racional da Teologia Paradoxal) e 7 (O Modelo Defendido). O Capítulo 8 (Conclusão: As Perspectivas do Paradoxo) encerra o estudo do autor.
É digno de menção que o Dr. Anderson (que é obviamente um
indivíduo muito instruído) escreve com um estilo irénico que é perceptível (e
apreciado) ao longo do livro.
À medida que estudamos a questão do "paradoxo na teologia cristã"
nesta revisão, é importante para nós entender, como afirmou corretamente
Kenneth Kantzer, que existem dois tipos de paradoxos: retórico e lógico. A
primeira é uma "figura usada para lançar luz sobre um tema, desafiando a
razão de outro e, assim, surpreendê-lo." A Bíblia claramente contém paradoxos
retóricos (ver Mateus 10:39, João 11: 25-26, 2 Coríntios 6: 9 -10). Os
paradoxos lógicos, no entanto, são completamente diferentes. Aqui temos uma
situação em que uma afirmação (ou duas ou três asserções) é auto-contraditória,
ou pelo menos parece ser assim. De um modo ou de outro, a afirmação não pode
ser reconciliada diante da barreira da razão humana. (3) Considerando que
ninguém pode negar racionalmente o uso de paradoxos retóricos na Bíblia, há
alguns que também afirmam que a Bíblia também contém paradoxos lógicos . O Dr.
Anderson é um desses. Quando este revisor interage com o autor deste livro
sobre o tema do paradoxo, ele será baseado em sua aceitação do paradoxo lógico.
Dr. Anderson define "paradoxo" como "um conjunto de alegações
que tomadas em conjunto parecem ser logicamente inconsistentes." Para o
autor "paradoxo" é "sinônimo de aparente contradição"
(5-6). Um paradoxo, então, é apenas aparentemente uma contradição. No entanto,
é uma que não pode aparentemente ser reconciliada diante da barreira da razão
humana. No capítulo 1, o autor faz duas perguntas - as respostas nos dão o
"Esboço do Livro". A primeira pergunta é: "Alguma doutrina
cristã essencial é genuinamente paradoxal?" Parte I do livro (9-152)
responde afirmativamente (6-7). A segunda pergunta é: "Pode uma pessoa
racionalmente acreditar numa doutrina paradoxal?" Parte II do livro
(107-306) também dá uma resposta afirmativa (6-7).
Quanto à Parte I, o Dr. Anderson afirma no capítulo 2 que "O paradoxo da
Trindade" (11-59) e no capítulo 3 "O paradoxo da Encarnação"
(61-106) são formas de paradoxo lógico. Eles só são aparentemente
contraditórios, porque "a Bíblia em nenhum lugar faz declarações
formalmente contraditórias sobre a natureza trina de Deus ou a união
hipostática". Em geral, "a contradição percebida será meramente
implícita - mas não menos embaraçosa para isso". Em relação ao
"paradoxo da Trindade", o autor estuda o "Trinitarismo
Precoce" (13-31) e o "Trinitarianismo Recente" (31-58). Seus
estudos "trinitarianos adiantados" incluem os pais Nicenos e
Pós-Nicenos (Os Pais da Igreja que viveram entre os Concílios de Nicéia (325) e
de Calcedônia 451). Aqui o autor cobre os ensinamentos monárquicos do terceiro
século, as obras de Orígenes, Tertuliano, Ário, Atanásio e Agostinho (assim
como outros). Em seus recentes estudos trinitários, o Dr. Anderson estuda os
escritos de Karl Barth, Karl Rahner, Cornelius Plantinga, Jr., Richard
Swinburne, David Brown, A. P. Martinich e outros. Tendo concluído sua visão
geral desses ensinamentos, o autor chega a sua conclusão:
A forma na qual o debate está hoje, nenhum escritor do primeiro século ao
século XXI ofereceu uma explicação da doutrina da Trindade que é claramente
ortodoxa e livre de aparente contradição. Parece que o teólogo cuidadoso
enfrenta inevitavelmente um dilema: abraçar o paradoxo ou a heterodoxia.(59)
Esta é uma afirmação surpreendente - a primeira de várias afirmações desse tipo
que serão analisadas a seguir.
Em seu estudo do "paradoxo da Encarnação", o Dr. Anderson descreve o
"Cristianismo primitivo" (63-80) e o "Cristianismo recente"
(80-105). Seu "cristianismo primitivo" trata, em sua maior parte, da
cristologia calcedôniana. Os ensinamentos de numerosos escritores são
examinados: Apolinário, Atanásio, a escola de Alexandria, os pais de Capadócia,
a escola de Antiochene (escola de interpretação), Nestorianismo, Agostinho, os
grupos do Monofisismo (doutrina que Jesus Cristo só tinha uma natureza, ao
invés de duas -. Divina e humana), e outro. "Cristologia recente"
estuda a teoria de Kenosis, interpretações de Psicologia Dual, Karl Barth, Karl
Rahner, e outros. A conclusão a que chegou o autor é a seguinte:
Assim como com a Trindade, assim é com a Encarnação. Parece não haver opção
para o teólogo cristão, apenas para agarrar um ou outro chifre do dilema:
abandonar a ortodoxia ou abraçar o paradoxo e, assim, enfrentar a acusação ou a
irracionalidade.(106)
Aqui também está uma declaração surpreendente.
No capítulo 4, o Dr. Anderson responde à questão do paradoxo bíblico. Ele
delineia várias abordagens para ajudar a esclarecer o problema do paradoxo e
conclui dizendo: "Neste capítulo, considerei uma série de possíveis
respostas ao problema do paradoxo doutrinário e argumentamos que cada uma delas
é insatisfatória, seja por motivos filosóficos ou teológicos "(152). Em
outras palavras, não há nenhuma solução real para a suposta dificuldade de
paradoxo na Bíblia. Esta é a terceira declaração surpreendente que o autor fez
na primeira parte do livro.
Gordon Clark não tinha esse problema. Em A Trindade (5) e a Encarnação (6), ele
propôs uma visão racional e bíblica de ambas as doutrinas. Robert Reymond
também expôs explicações racionais da Trindade e da Cristologia em Uma Nova
Teologia Sistemática da Fé Cristã (7). Depois, há a Confissão de Fé de Westminster,
que ensina que há uma perfeita harmonia em toda a Escritura, isto é, um
"Consentimento de todas as partes" (1: 5), e onde encontramos um
ensino racional e ortodoxo sobre a doutrina "De Deus e da Santíssima
Trindade" (2: 1-3) e "De Cristo, o Mediador" (8 : 1-8).
Nas palavras de Gordon Clark, os teólogos de Westminster e
os reformadores antes deles "acreditavam que a revelação de Deus pode ser
formulada com precisão. Eles não estavam enamorados de ambigüidade [como é
encontrado no paradoxo lógico]; Eles não identificaram a piedade com uma mente
confusa [que é o resultado do paradoxo lógico]. Eles queriam proclamar a
verdade com a maior clareza possível. E assim devemos nós."(8)
Na verdade, há mistério envolvido nessas doutrinas, mas não paradoxo. A Bíblia
distingue entre mistério e paradoxo lógico. Se o autor estava falando apenas
sobre o mistério envolvido aqui, não haveria problema.(9) Um mistério na Bíblia
é o que uma vez foi escondido, mas agora foi revelado (ver Efésios 3:4-6 e
Colossenses 1:27). Isso é verdade com relação aos ensinamentos do Velho
Testamento que são claros sob a era do Novo Testamento, e também é verdadeiro
para aquelas doutrinas que precisam de estudo adicional para lhes dar clareza.
Ou seja, com revelação adicional, um mistério se torna claro. Como declarado na
Confissão de Fé de Westminster (1:7):
Todas as coisas nas Escrituras não são tão claras em si mesmas, nem tão claras
para todos; contudo, as coisas que são necessárias para serem conhecidas,
cridas e observadas para a salvação, são tão claramente propostos e abertos em
algum lugar da Escritura ou de outro, que não só os sábios, mas os
não-instruídos, em um devido uso dos meios comuns, possam alcançar uma
compreensão suficiente deles.
Isto é ensinado (implicitamente) em Marcos 8:22-26, onde Jesus Cristo realiza o
milagre de dar vista a um cego. Quando Cristo colocou as mãos sobre o
indivíduo, seus olhos foram abertos até o ponto em que viu "homens como
árvores, andando". Mas com a segunda imposição das mãos de Cristo, o homem
"viu todos claramente". Esta é a maneira que é com o estudo da
Bíblia. Quanto mais cuidadoso for o estudo e a meditação praticados, mais
claros serão os ensinamentos das Escrituras. É isto o que significa a Confissão
quando fala do "devido uso dos meios comuns". Trata-se de ler e
estudar as Escrituras aplicando as regras próprias da lógica e da gramática.
Não há nada místico sobre a leitura da Bíblia.
Jonathan Edwards reconheceu que há um elemento misterioso para a revelação
divina, especial. Ele escreveu que "bem se pode esperar que uma revelação
da verdade concernente a um Ser infinito seja acompanhada de mistério ..."
[Contudo] "os homens são capazes de compreender tanto quanto é revelado
[por Deus]", mesmo que eles não sejam Capaz de "entender tudo o que
pertence às coisas que são reveladas". Os relatos bíblicos são "de
tal natureza, contendo tais profundidades e tesouros ocultos do conhecimento,
que deve haver espaço para aperfeiçoamento do entendimento, e descobrir cada
vez mais, a todos os homens mais sábios e melhores dos homens, até o fim de o
mundo." É verdade que algumas porções da Escritura são mais difíceis do
que outras, mas quanto mais se estuda a Escritura, mais Deus abre a Sua
Palavra.(11) "Os homens são razoáveis", disse Edwards, e "a Bíblia
não pede [a eles] que acreditem nas coisas contra a razão".(12) Curt
Daniel afirmou corretamente que, enquanto alguns calvinistas "admitiram
paradoxo e mistério" na Bíblia, Edwards procurou "explicações
razoáveis para as coisas reveladas nas Escrituras".(13)
De acordo com a Confissão de Westminster e o Cristianismo Reformado como um
todo, Deus não só se revelou nos 66 livros da Bíblia, mas também o fez de
maneira compreensível. Deus falou em Sua Palavra para ser entendido. Nas
palavras de Paulo: "Pois não vos escrevemos nada que não possais ler nem
entender" (2 Coríntios 1:13, Nova Versão Internacional). A Confissão de
modo algum nega que alguns ensinamentos das Escrituras são mais difíceis de
entender do que outros. Por exemplo, Pedro escreve: "como também em todas
as epístolas [de Paulo], falando nessas coisas, em que há algumas coisas
difíceis de entender" (2 Pedro 3:16). Mas note que Pedro não diz que
"todas as coisas" ou "muitas coisas" que Paulo escreve são
"difíceis de entender", mas apenas "algumas coisas". Além
disso, o apóstolo não nos ensina que essas "algumas coisas" não podem
ser Entendido; Ele simplesmente afirma que "algumas coisas são difíceis de
entender", indicando claramente que elas podem ser entendidas com um
estudo mais aprofundado. Então, Pedro continua dizendo, no mesmo verso, que
aqueles que são "inexperientes" e "instáveis" torcem esses
ensinamentos "para sua própria destruição, como fazem o resto das
Escrituras". Paulo escreveu Que "mesmo que o nosso Evangelho seja
velado, é velado aos que perecem" (2 Coríntios 4: 3).
A Confissão (1:7) afirma o que aqueles que aderem à existência do paradoxo
lógico na Bíblia negam, isto é, que "aquelas coisas que são necessárias
para serem conhecidas, cridas e observadas para a salvação são tão claramente
propostas e abertas em algum lugar Da Escritura ou da outra, que não só os
sábios, mas os não-instruídos, com o devido uso dos meios comuns, possam
alcançar uma compreensão suficiente deles."(14) Como o salmista escreve:
"O mandamento do Senhor é puro , Iluminando os olhos" (Salmo 19: 8).
E mais uma vez: "A Palavra de [Deus] é uma lâmpada para os meus pés e uma
luz para o meu caminho" (Salmo 119: 105). Também, em Deuteronômio 6: 4-9,
quando Moisés diz ao povo de Israel que eles devem ensinar as Escrituras
"diligentemente" a seus filhos, a suposição óbvia é que o povo de
Israel e seus filhos devem ser capazes de entender O ensino da Escritura. O
mesmo é verdade para João 5:39, onde Jesus nos ordena a "procurar as
Escrituras". A suposição é que a Escritura é suficientemente clara para
ser pesquisada e compreendida.
É importante compreender que quando a Confissão diz que "as coisas que são
necessárias para serem conhecidas, cridas e observadas para a salvação, são
claramente propostas e abertas em algum lugar da Escritura ou de outra",
não se refere meramente à conversão e justificação. Em uma cosmovisão
Reformada, "salvação" se relaciona com toda a vida, santificação e
conversão. A Bíblia nos ensina sobre a redenção, mas seus ensinamentos não são
exclusivamente redentores. A Confissão (1:6) afirma que "todo o conselho
de Deus concernente a todas as coisas necessárias para Sua própria glória, a
salvação, fé e vida do homem, está expressamente estabelecido nas Escrituras,
ou por conseqüência boa e necessária pode ser deduzida das Escrituras ."
O mistério, então, existe na Bíblia. Mas esse paradoxo lógico que afirmam
existir na Escritura é negado por um número de passagens. De acordo com (1
Coríntios 14:33) "Deus não é o autor da confusão". A Palavra de Deus
para nós, diz o apóstolo, não é tanto "Sim e Não", mas em Cristo é
"Sim ... para a glória de Deus" (2 Coríntios 1: 18-20). Pode haver
mistério envolvido nessas doutrinas, mas não contradição ou mesmo contradição
aparente que não possa ser resolvida por dedução racional. Gordon Clark
declarou corretamente que um paradoxo bíblico não é nada mais do que "cãimbras entre as orelhas que pode ser eliminado por massagem
racional"(15).
Robert Reymond apontou que uma das dificuldades em afirmar que a Bíblia contém
paradoxo lógico é que é totalmente subjetivo. O que pode ser um paradoxo para
uma pessoa, pode não ser para outra.(16) Por exemplo, a questão da soberania de
Deus e da responsabilidade do homem não foi um paradoxo para os teólogos que se
reuniram na Assembléia de Westminster. No capítulo 3 da Confissão de Fé de
Westminster, eles ensinaram que "Deus de toda a eternidade, pelo mais
sábio e santo conselho de Sua própria vontade, livre e imutável ordenou tudo o
que acontece: Contudo, assim também não é Deus o autor do pecado, nem da
violência oferecida à vontade das criaturas, nem da liberdade ou a contingência
das segundas causas retiradas, mas estabelecidas". Essa doutrina, disseram
esses teólogos, pode ser um" alto mistério" (Ou seja, difícil de
entender completamente), mas não é de modo algum paradoxal (ou seja, impossível
conciliar). Na verdade, segundo eles, a doutrina deve "ser manejada com
especial prudência e cuidado" pelos homens à medida que buscam "a
vontade de Deus [como] revelada em Sua Palavra". Isso, naturalmente, não
seria possível com qualquer doutrina que não pode ser reconciliado pela mente
do homem.
Martyn Lloyd-Jones disse assim: "A diferença entre o cristianismo e toda
religião falsa é a diferença entre o mistério "revelado" e o mistério
"oculto"... O cristianismo é mistério revelado.(17) Se o Dr.
Lloyd-Jones está correto (E ele está), então qualquer religião que está cheia
de paradoxo lógico é uma "religião falsa." Jonathan Edwards
concordou. São as teorias não-cristãs que são compostas de "um amontoado
de inconsistências".(18)
Parte II do Paradoxo em Teologia Cristã, como mencionado acima, trata da
questão da "propriedade do paradoxo", e tenta responder à pergunta:
"Pode uma pessoa racionalmente acreditar em uma doutrina paradoxal?"
Dr. Anderson acredita que isso é possível . O autor não está perguntando se
alguém pode acreditar em doutrinas logicamente paradoxais, porque isso
certamente seria verdade. Todos nós acreditamos em coisas que não são
verdadeiras, mas acreditamos nelas de qualquer maneira, porque estamos
equivocados quanto à sua consistência racional e veracidade. Na época, não os
vemos como contraditórios ou até aparentemente contraditórios. Esta é uma
questão diferente de perguntar se uma pessoa pode "racionalmente"
acreditar em uma doutrina paradoxal. Isso não é possível. O Dr. Anderson está
incorreto em sua afirmação.
No capítulo 5 (155-216), intitulado "Doutrinas Cristãs Garantidas", o
autor segue de perto a teoria da ordem epistêmica de Alvin Plantinga (O que é
interessante porque, em oposição a Anderson, Plantinga acredita que existem
formulações ortodoxas das doutrinas da Trindade e da Encarnação que não são
inconsistentes [215]), e estabelece a base de um fundamento epistemológico para
a afirmação de que as doutrinas paradoxais ("em geral") podem ser
racionalmente cridas (153).
O capítulo 6 (217-262) apresenta um modelo a seguir na compreensão do paradoxo
teológico que a maioria dos crentes aceitará como racional, desde que,
naturalmente, a revelação dada na Bíblia seja verdadeira. Neste capítulo, o
autor estuda "O caráter do paradoxo" (220-236), "A origem do
paradoxo" (237-243) e "A racionalidade do paradoxo" (244-261).
Ele conclui o capítulo com a afirmação de que o seu modelo RAPT (Racional
Afirmação da Teoria Paradoxal) é o melhor modelo em que "mostra que um
cristão pode ser epistemicamente justificado (e, portanto, racional) em crer
num conjunto de afirmações teológicas, mesmo quando essas afirmações dão a
aparência de inconsistência "(262). (19) Veremos abaixo que esta é uma
crença" injustificada ".
Vale ressaltar que, em certo ponto deste capítulo, o autor sugere até mesmo que
João Calvino (devido à crença do Reformador Genebriniano de que Deus é
"incompreensível" [pelo qual ele não se referia a nada mais do que a
uma criatura como o homem jamais poder penetrar nas profundezas da essência de
Deus] e seu ensinamento de que Deus, em Sua majestade infinita,
"balbucia" as Suas criaturas por meio de Sua Palavra como uma mãe
fala numa conversa com seus filhos [241]) optou por uma forma de paradoxo
teológico. Isso simplesmente não é verdade. Calvino era muito oposto ao
conceito de paradoxo lógico nas Escrituras. Ele escreveu: "Certamente
ninguém pode ser mais avesso ao paradoxo, então eu sou."(20) John Robbins
corretamente afirmou que "a Reforma começou com uma rejeição de
contradição e paradoxo lógico, não com um abraço dele. Aqueles que hoje afirmam
ser Reformados, e ainda louvam o paradoxo, abandonaram este princípio da
Reforma".(21) O Capítulo 7 (263-306) trata de várias objeções ao modelo do
Dr. Anderson que poderiam ser levantadas. Nele abrange "Preocupações Bíblicas"
(267-275), "Preocupações Teológicas" (275-285) e "Preocupações
Filosóficas" (285-306). Novamente, ele afirma que o modelo RAPT que ele
propõe é "viável e merece consideração séria como uma solução para o
problema do paradoxo doutrinário" (306).
O fato é, entretanto, que um paradoxo lógico (mesmo uma aparente contradição)
não pode ser "racionalmente" crido, porque não se sabe em que
acreditar. Se uma afirmação, mesmo "aparentemente" contradiz outra,
como saberíamos em qual acreditar? O que poderia ser mais óbvio do que isso?
Não é "racionalmente" possível acreditar em tais paradoxos. Robert
Reymond colocou três obstáculos insuperáveis à noção de que a Bíblia contém
paradoxo lógico.
Em primeiro lugar, como mencionado acima, a questão do que é e o que não é um
paradoxo lógico é totalmente subjetiva. Portanto, reivindicar universalmente
que tal e tal ensino é um paradoxo exigiria onisciência. Como alguém poderia
saber que esse ensinamento não havia sido reconciliado diante da razão humana
de alguém?
Segundo, mesmo quando se afirma que a aparente contradição é meramente
"aparente", ele levanta sérios problemas. "Se verdades realmente
não contraditórias podem aparecer como contraditórias, e se nenhuma quantidade
de estudo ou reflexão pode remover a contradição, não há meios disponíveis para
distinguir entre essa contradição" aparente "e uma contradição
real." Como então o homem saberia se Ele está abraçando uma contradição
real, que se realmente encontrada na Bíblia (uma impossibilidade, de acordo com
1 Coríntios 14:33 e 2 Coríntios 1: 18-20), reduziria as Escrituras ao mesmo
nível que o Corão contraditório do Islã ou Uma aparente contradição? Se a
análise de Reymond aqui é sólida (e é), então a "justificação" de
RAPT de Anderson para sustentar o conceito de paradoxo lógico é
"injustificada". A razão é que não se pode "racionalmente"
acreditar em um conjunto de afirmações teológicas mesmo quando essas
Reivindicações dão a impressão de inconsistência "(262). O acrônimo RAPT
(Racional Afirmação da Teoria Paradoxal) em si é Oxímoron. Não há uma
"afirmação racional" possível de um paradoxo lógico.
E terceiro, uma vez que se afirma (como na Neo-ortodoxia) que a verdade pode
vir na forma de contradições irreconciliáveis, "ele desistiu de toda
possibilidade de detectar uma verdadeira falsidade. Cada vez que ele rejeita
uma proposição como falsa porque "contradiz" o ensinamento da
Escritura ou porque é de alguma outra forma ilógico, o patrocinador da
proposição só precisa argumentar que só parece contradizer a Escritura ou ser
ilógico, e que sua proposição É um dos termos ... de um ou mais desses
paradoxos que reconhecemos ter um lugar legítimo em nossos "pequenos
sistemas". Assim sendo, a singularidade do cristianismo como a única
verdadeira religião revelada, morrerá com a morte de mil qualificações.(22)
Insistir na existência do paradoxo lógico na Bíblia é manter, pelo menos
implicitamente, uma visão muito baixa da Palavra de Deus infalível e inerrante.
A razão é que, como dizia o Dr. Clark, "a dependência do ... paradoxo ...
destrói tanto a revelação como a teologia e nos deixa na completa
ignorância" (23). O que temos aqui é o divórcio entre a verdade cristã (ea
fé) e a razão. Dizem que a lógica não é confiável. A verdade é que a lógica é
um atributo do próprio Deus. Ele é o "Senhor Deus da verdade" (Salmo
31: 5); E a verdade é necessariamente racional (lógico) (1 Timóteo 6:20). O
Espírito Santo é o Espírito da verdade (João 14:17; 1 João 5: 6). E Jesus
Cristo é a verdade (lógica, sabedoria, razão) encarnado (João 14: 6; 1
Coríntios 1:24, 30). Além disso, como o Logos divino ("Palavra") de
Deus (João 1: 1), Jesus Cristo nos dá uma revelação racional nos 66 livros do
Antigo e Novo Testamentos. Como ensina a Confissão de Westminster (1: 5), há um
"consentimento de todas as partes" da Escritura. "Deus não é o
autor da confusão" (1 Coríntios 14:33), escreve Paulo. Ele não pode nos
falar em afirmações ilógicas e paradoxais. Como a lógica é um dos atributos de
Deus, as leis da lógica são necessariamente princípios eternos. E porque o
homem é a imagem de Deus (Gênesis 1: 26-27), essas leis são uma parte do homem.
O capítulo 8 (307-312) é escrito como a conclusão do livro. Aqui o autor resume
a sua tese geral: 1) Existem doutrinas cristãs essenciais que são genuinamente
paradoxais; E 2) uma pessoa pode ser racional em acreditar em doutrinas
paradoxais. Este revisor explicou que as conclusões do Dr. Anderson estão em
erro. Nenhuma afirmação é verdadeira.
Começamos este ensaio observando que a meta de Paternoster (Pai Nosso) das Monografias
Teológicas. é publicar as obras teológicas que são "feitas para a glória
de Deus". O paradoxo do Dr. Anderson na teologia cristã é uma tentativa de
fazer exatamente isso. Mas se Gordon Clark está correto (e ele está) que
"a dependência do ... paradoxo ... destrói tanto a revelação quanto a
teologia e nos deixa na completa ignorância", Então, quando o autor nos
quiser fazer acreditar que o Deus da Bíblia nos deu um conjunto de doutrinas
que são, em última análise, paradoxais, sem intenção alguma de fazê-lo, ele fez
um desserviço ao Deus da Palavra e da Palavra de Deus . Isso não glorifica a
Deus.
Qual é a nossa conclusão? Simplesmente isto: A Bíblia não contém paradoxo
lógico. O Dr. Clark está correto; Os assim chamados paradoxos lógicos encontrados
na Sagrada Escritura não são nada mais do que cavalos-charles entre as orelhas
que podem ser removidos pela massagem racional. Eles são o resultado de exegese
defeituosa, não da Palavra de Deus. Qualquer tropeço nesta área levará a (pelo
menos) uma queda em absurdo neo-ortodoxo.
Notas:
1 James Anderson, Paradoxo na teologia cristã: uma análise de sua presença,
caráter e status epistêmico (Eugene, Oregon: Wipf e Stock Publishers, 2007). A
paginação encontrada dentro do corpo desta revisão é do livro do Dr. Anderson.
2 Todas as referências aos Padrões de Westminster, compreendidas pela Confissão
de Fé de Westminster e pelos Catecismos Maior e Menor, são da Confissão de Fé
de Westminster (Glasgow: Free Presbyterian Publications, 1994). O inglês foi modernizado.
3 Kenneth S. Kantzer, "Paradox," Dicionário Evangélico de Teologia,
editado por Walter A. Elwell (Grand Rapids: Baker Book House, 1984), 826-827.
4 O autor acredita que as doutrinas da Trindade e da Encarnação são apenas dois
exemplos de paradoxo na teologia cristã. Ele afirma que "pode-se
argumentar sobre a paradoxalidade de várias doutrinas distintivas da tradição
Reformada" (7n).
5 Gordon H. Clark, A Trindade (The Trinity Foundation, 1985).
6 Gordon H. Clark, A Encarnação (The Trinity Foundation, 1988).
7 Robert L. Reymond, Uma Nova Teologia Sistemática da Fé Cristã (Nashville:
Thomas Nelson Publishers, 1998, segunda edição), 205-342, 545-702.
8 Gordon H. Clark, "A fé reformada ea confissão de Westminster, parte
2," a revisão da trindade (junho 2009), 2-3; Gordon H. Clark, O Martelo de
Deus: A Bíblia e seus Críticos (The Trinity Foundation, 1982), 199.
9 O Dr. Anderson trata do assunto do mistério no livro, mas ele parece
equiparar o mistério ao paradoxo. Pelo menos os dois termos parecem ser usados
um pouco sinônimo. Ele escreve: "Um mistério é um estado metafísico de
coisas cuja revelação parece implicitamente contraditória para nós em razão das
limitações atuais em nosso aparelho cognitivo e, assim, resiste à descrição
sistemática de uma maneira perspicaz e consistente" (245).
10 John Owen, Hebreus (Edimburgo: The Banner of Truth Trust, 1991), VI: 72;
Matthew Henry, Comentário sobre a Bíblia Inteira (Old Tappan, New Jersey:
Fleming H. Revell Company, n.d.), V: 503.
11 Jonathan Edwards, Obras de Jonathan Edwards, Volume 23, The
"Miscellanies" 1153-1360, editado por Douglas A. Sweeny (New Haven,
Connecticut: Yale University Press, 2004), Miscellany 1340.
12 Jonathan Edwards, Obras de Jonathan Edwards, revisado e corrigido por Edward
Hickman (Edimburgo: The Banner of Truth Trust, 1974), I: 113.
13 Curt Daniel, A História da Teologia e Calvinismo (Springfield,
Illinois: Good Books, 2003), 99.
14 Para mais sobre este assunto, ver W. Gary Crampton. Pela Escritura Sozinha
(The Trinity Foundation, 2002).
15 Gordon H. Clark, A Expiação (Fundação Trinity, 1987), 32.
16 Robert L. Reymond, Pregue a Palavra! (Edimburgo: Rutherford House Books,
1988), 30-31.
17 D. Martyn Lloyd-Jones, Romanos (Edimburgo: The Banner of Truth Trust, 1988,
2005), 11: 173.
18 Edwards, Obras, I: 30.
19 Segundo o Dr. Anderson: "No coração do modelo RAPT está a alegação de
que as doutrinas paradoxais da Trindade e da Encarnação são melhor tratadas
como meras contradições aparentes resultantes de equívocos não
articulados" (225).
20 John Calvin, Selected
Works, editado e traduzido por Henry Beveridge e Jules Bonnet (Grand Rapids,
Michigan: Baker Book House, 1983), V: 330.
21 John W. Robbins, "Princípios Esquecidos da Reforma", The Trinity
Review (outubro de 2004), 3.
22 Reymond, Pregue a Palavra !, 30-31. Vale ressaltar que A. P. Martinich,
citado pelo Dr. Anderson neste livro, está de acordo com o professor Reymond de
que "um homem racional não pode colocar fé em contradição", até mesmo
uma "aparente contradição" (217).
23 Gordon H. Clark, Uma Introdução à Filosofia Cristã (Trinity Foundation,
1993), 78; Gordon H. Clark, Filosofia Cristã, Obras de Gordon Haddon Clark,
Volume 4 (The Trinity Foundation, 2004), 313.
Fonte:http://www.trinityfoundation.org/journal.php?id=267
Tradução: Diego IPB Recife
Revisão:Edu Marques
Comentários
Postar um comentário