
Primeiro, desejo expressar meus agradecimentos ao
professor Clark e ao professor Nash por seu convite para adicionar esses
comentários no ensaio de Gordon H. Clark. Eles representam um desenvolvimento e
expansão de comentários que eu fiz extemporaneamente na ocasião da entrega do
Dr. Clark de uma versão anterior dessas palestras no Wheaton College em
novembro de 1965. Meus comentários, contêm um grande elemento da crítica dos
pontos de vista e argumentos de Clark. Isso não deve, contudo, permitir
obscurecer o fato de que, neste ensaio, ele penetra e nos transporta para ele
em um dos mais importantes territórios que pode ser explorado por um filósofo
cristão. Eu achei a consideração deste ensaio uma das excursões mais
estimulantes que fiz recentemente, na fronteira entre a filosofia e a teologia
cristã, e espero que a consideração conjunta desses argumentos e os meus
próprios, levem a novas explorações e a uma melhor compreensão do papel e
conteúdo da filosofia cristã.
O meu ensaio será dividido
em quatro seções. Nos dois primeiros, discutirei diretamente a tentativa da
Axiomatização de Clark. Na terceira seção, discuto a relação da experiência
sensorial com a revelação bíblica e, no quarto, a possibilidade da revelação
extra-bíblica. Acredito que esses últimos tópicos, embora possivelmente
abrangentes, estejam intimamente relacionados ao tipo de projeto com o qual
Clark está lidando.
I.
O que pode ser deduzido de um Axioma?
Nas seções 2 e 3 do seu
ensaio, Clark estabelece o que considero ser, suas principais teses. Os repito
aqui, como as seguintes cinco proposições:
(A)
Existe um axioma, chamado "O Axioma da Revelação", do qual, por si
só, pode-se validamente deduzir um importante conjunto de teoremas.
(B)
Estes teoremas pertencem a vários campos, como teologia, história, lógica,
ética, política, etc., e constituem a doutrina cristã nesses assuntos.
(C)
Este conjunto axiomático de proposições está disponível para os seres humanos
com certo conhecimento.
(D)
Este conjunto contém, o único conhecimento certo, como talvez oposto à opinião,
disponível para os seres humanos. (Isso deve ser contrastado com o fracasso de
outros métodos de obtenção de conhecimento.)
(E)
O axioma da Revelação é "A Bíblia é a Palavra de Deus".
Após a crítica destrutiva da
primeira seção, o leitor do ensaio de Clark, é naturalmente atraído pelas teses
(A) - (E), a afirmação de que existe um axioma que fará o que é filosofia
secular, ciência e o que o senso comum não faz. Este axioma, por si só,
validamente e sistematicamente implica um conjunto importante de teoremas
verdadeiros, e assim nos proporcionará certos conhecimentos em várias áreas, o
mais importante, é claro, na teologia. De fato, o poder atribuído a este axioma
é tão impressionante e tão extenso que, não pode deixar de nos despertar para o
mais alto interesse filosófico ou então nos tornar profundamente céticos. Se as
teses (A) - (E) são verdadeiras, um lógico competente que é fornecido com o
axioma (ele pode ser facilmente escrito na parte traseira de um cartão de
chamada) não precisa de nenhuma outra fonte de conhecimento. Ele não precisa de
um laboratório, de nenhuma enciclopédia e nenhuma experiência. Ainda mais
marcante neste contexto, ele não terá absolutamente nenhuma necessidade da
Bíblia! Pois ele, pode deduzir todos os poucos conhecimentos que um homem
possivelmente pode ter, do axioma por si só. Penso que, a história da filosofia
nos proporcionará poucas reivindicações comparáveis de poder, para uma
proposição única e curta.
Seja em esperança, então, ou
no ceticismo, pergunta-se naturalmente imediatamente: "Qual é esse
poderoso axioma e quais são algumas das deduções mais interessantes?" É
significativo, no entanto, que o Axioma da Revelação (eu chamarei isso de:
" O Axioma"), embora nomeado e discutido em toda a Seção 2, não é
indicado até o final dessa seção. Só lá, aprendemos da tese (E). Além disso,
nem um único exemplo é dado em qualquer lugar da dedução de qualquer teorema,
importante ou trivial, a partir deste Axioma. Isso contrasta, marcante com o
desenvolvimento usual de outros sistemas axiomáticos. O leitor de um livro de
texto na geometria euclidiana, por exemplo, pode esperar encontrar a maioria
dos axiomas declarados claramente nas cinco primeiras páginas, e a dedução dos
teoremas começa imediatamente. Ele pode assim, começar imediatamente a julgar
se os pedidos de validade e fertilidade dedutiva, são justificados. Em uma
breve discussão como esta, é claro, não devemos esperar a dedução de um volume
completo sobre teologia. Mas as teses (A) - (E) são o coração da posição do
Prof. Clark. Portanto, é mais marcante e significativo que eles não sejam
suportados por um único exemplo de muitas deduções importantes, que eles
afirmam serem possíveis.
Na ausência de tal exemplo,
a tarefa de discutir essas afirmações é difícil. Imediatamente, depois de
declarar o axioma, no entanto, o Prof. Clark fornece o que poderia ser um
esquema ou padrão para fazer as deduções necessárias dele. Ele expressa este
possível esquema, ou padrão, para fazer as deduções necessárias dele. Ele
expressa, este possível esquema em uma única frase: "A partir do axioma
segue-se silogisticamente que tal e tal frase na Escritura é verdadeira
porque" é a Palavra de Deus ". Quero examinar a possibilidade de que,
este esquema forneça a deficiência que eu notei acima, fornece-o, dizendo-nos
como fazer as deduções necessárias do Axioma.
A primeira dificuldade que
nos enfrenta é a interpretação. O esquema pode ser interpretado de forma a que
(A) seja válido, e (B) forneça um padrão para a dedução de teoremas do tipo
exigido pela tese (B)? Deixa-nos tentar.
À primeira vista, o esquema
pode parecer equivalente ao seguinte argumento:
P1 A Bíblia é a Palavra de
Deus. (axioma)
C1 Portanto, tudo na Bíblia
é verdadeiro. (teorema)
Para colocar este argumento
em forma silogística regular, no entanto, requer a adição de outra premissa.
P2 Tudo o que Deus diz é
verdadeiro.
E isso sugere, é claro, que
a conclusão não é derivada do axioma sozinho, como Clark afirma.
Eu não sei o que Clark
poderia dar da P2 neste argumento. Posso pensar em apenas um expediente
plausível que possa salvar a afirmação, de que o axioma é a única premissa
deste argumento. Isto seria dizer que, P2 é uma espécie de verdade necessária,
talvez parte do conceito de "Deus", e, portanto, não precisa ser
contado como uma premissa adicional. Esta visão pode ter algumas dificuldades,
mas talvez elas possam ser superadas. De qualquer forma, podemos aceitar esta
resposta (ou alguma similar) provisoriamente e, portanto, aceitar
provisoriamente a versão curta do argumento como válida. Uma alternativa seria
que Clark aceitasse P2 como um axioma adicional e, em seguida, reivindicasse
que o sistema desejado provenha desses dois axiomas. Não tenho objeção a esta
emenda, e acho que nenhuma parte dos meus comentários futuros será seriamente
afetada se for feita. (Na verdade, durante todo o restante do meu trabalho,
assumirei que o Axioma pode ser complementado pela P2 sempre que desejado).
Esse argumento, então, considerado válido, apoia teses (A) - (E)?
Deve ficar claro que não. C1
é uma generalização sobre declarações bíblicas. Mas a tese (B) requer a dedução
(do axioma) de doutrinas específicas, por exemplo, que Davi era um rei de
Israel e não de generalizações sobre doutrinas. Em outras palavras, C1 implica
declarações da forma: "Se S é uma declaração bíblica, então S é
verdade". Mas esta é uma declaração hipotética sobre a doutrina S,
enquanto a tese (B) requer a dedução de julgamentos categóricos sobre doutrinas,
Julgamentos da forma, "S é verdade", ou, mais simplesmente, apenas
"S".
Portanto, se interpretamos o
esquema como sendo equivalente à forma curta ou longa do argumento anterior,
ele não fornece o resultado desejado. Pode ser válido (na forma longa é
certamente válido), mas não fornece um padrão para o tipo de deduções exigidas
pela tese (B).
Isso sugere, é claro, que
devemos tentar alterar a interpretação. E de qualquer forma, há uma dica dentro
do próprio esquema que não é equivalente ao argumento anterior. Pois, o esquema
contém a frase "tal e tal frase na Escritura", que presumivelmente
deve ser instanciado por alguma frase particular da Bíblia. Mas o argumento
anterior não contém nenhuma expressão que tenha essa função.
Não é difícil, no entanto,
ver que tipo de coisa é necessária. Exigimos uma maneira de passar das
generalizações sobre doutrinas para doutrinas específicas. Vamos, portanto,
complementar o argumento anterior com o seguinte:
P3 Tudo na Bíblia é verdade.
(C1)
CF2 Portanto, S é verdade.
Onde S deve ser instanciado
por frases particulares, por exemplo, "Davi foi um rei de Israel".
Esse segundo argumento (mais apropriadamente, uma forma de argumento) nos
fornece conclusões da forma adequada para satisfazer a tese (B); Isto é, produz
doutrinas específicas como conclusões. E esta forma de argumento pode ser
devidamente anexada ao argumento anterior, uma vez que sua única premissa, P3,
é idêntica à conclusão anterior, C1. Pode parecer, portanto, que a combinação
desse argumento com o argumento anterior, fornece a interpretação necessária do
esquema.
Infelizmente, no entanto,
esta última forma de argumento é claramente inválida na sua forma. A variável
"S" aparece apenas na conclusão e, portanto, pode ser instanciada de
qualquer maneira que possamos, sem referência alguma à premissa. Mas há muitas
instâncias desse tipo, por exemplo, "Davi foi um primeiro ministro da
Babilônia", o que fará a conclusão falsa, mesmo que a premissa seja
verdadeira. O que é necessário para a validade, é claro, é que "S"
ocorra no próprio tipo de premissa, bem como na conclusão, em uma premissa que
irá restringir "S" de forma adequada. A seguinte premissa é um
candidato óbvio, e talvez seja sugerido no próprio esquema:
PF4 S é uma declaração da
Bíblia.
Adicionar PF4, ou algo semelhante,
certamente fará com que este formulário seja válido. Mas, é claro, a PF4 é uma
premissa adicional, e isso subverte a reivindicação de tese (A) de que os
teoremas podem ser deduzidos apenas do axioma. E, neste caso, falo em pensar
completamente em qualquer estratagema, o que dá a menor promessa de deduzir de
forma válida qualquer declaração da forma PF4 do Axioma (nem Clark fornece
qualquer indício de tal método). Tanto quanto eu posso ver, o Axioma, não
contém nenhuma informação sobre o conteúdo específico da Bíblia. Mas PF4 requer
uma especificação (parcial) desse conteúdo. Se for assim, então nada da forma
de PF4 pode ser deduzido do Axioma.
Além disso, não podemos
simplesmente sugerir, como antes, que o PF4 pode ser aceito como um segundo (ou
terceiro) axioma do sistema. Não existe uma premissa, PF4. Para cada declaração
cuja verdade, queremos deduzir dessa maneira, exigiria uma instanciação
específica de PF4, que afirmou que essa afirmação particular apareceu na
Bíblia. Portanto, se desejássemos deduzir todas as informações contidas na
Bíblia, a lista de axiomas suplementares necessários seria o tempo (talvez mais
longo do que) a própria Bíblia. Mas, Clark rejeita especificamente a sugestão
de que este sistema nos obriga a levar toda a Bíblia, ou qualquer outra grande
lista de proposições, como axiomas. Ele afirma que opera com um único axioma, o
que ele afirma.
Francamente, não consigo
pensar em qualquer maneira em que o esquema aparente de Clark possa ser
interpretado, o que preserva sua validade lógica e também fornece a conclusão
necessária. Também não consigo pensar em nenhum outro esquema que sirva. Na
verdade, com a exceção do próprio axioma, não consigo pensar em uma proposição
interessante e importante, teológica ou não teológica, verdadeira ou falsa, que
pode ser deduzida validamente do axioma. Tanto quanto posso ver, o Axioma de
Clark é uma proposição notavelmente estéril. (Não é significativo que o próprio
Prof. Clark não deduza um teorema único dele?) Se alguém pensa o contrário, contudo,
ficaria feliz em ver uma dedução da doutrina da Trindade, ou da Deidade de
Cristo, ou Mesmo que Davi era um rei de Israel.
Neste ponto, alguém pode
sugerir que Clark simplesmente exagera seu caso, mas que, no entanto, incorpora
uma visão importante da epistemologia cristã que pode ser recuperada. Talvez
ele vá longe demais ao afirmar que a doutrina cristã pode ser derivada apenas
do axioma, mas, no entanto, podemos supor que o axioma é uma premissa
importante, talvez até indispensável, na dedução das conclusões cristãs. Uma
vez que o Axioma, por si só, não traz nada de interessante, podemos acompanhar
essa sugestão e ver se isso implica conclusões interessantes quando é usado
junto com outras premissas. E, na verdade, acharemos que essa sugestão leva a
um resultado um pouco surpreendente. Deixe-nos, portanto, corrigir a tese do
Prof. Clark para permitir o uso de uma lista indefinidamente grande de axiomas
complementares, em conjunto com seu Axioma especial. Nós podemos fazer essa
alteração substituindo a tese (A) por: (A *) Existe um axioma, chamado "O
Axioma da Revelação", do qual, em conjunção com outras premissas, pode-se
deduzir um importante conjunto de teoremas.
Esta proposta alterada, nos
leva ao limiar de um problema que gostaria de discutir na terceira seção do meu
artigo. Aqui, no entanto, podemos notar que tem pelo menos uma vantagem clara
sobre o original, mas que também dá origem a um paradoxo aparente e curioso.
Primeiro, a vantagem. A proposta alterada certamente permite, como o original
não, a dedução válida de muitas proposições da teologia cristã, história, etc.
No caso do exemplo de Clark, "Davi era um rei de Israel", podemos
construir o seguinte argumento:
P1 A Bíblia é a Palavra de
Deus. (Axioma 1)
P2 Tudo o que Deus diz é
verdadeiro. (Axioma 2)
P4 A Bíblia diz que Davi era
um rei de Israel. (Premissa adicional)
C2 Portanto, Davi era um rei
de Israel.
Este argumento é válido, faz
uso do Axioma (mais P2), e tem a conclusão necessária. Isso certamente parece
ser uma melhoria.
A premissa adicional, no
entanto, apresenta o que parecerá surpreendente, pelo menos para muitos. Pois
P4 não é, na medida em que me lembro, uma proposição expressa na Bíblia (embora seja expressa em muitos outros
livros), nem é deduzível de quaisquer proposições que sejam expressas na
Bíblia. E a ocorrência de premissas não bíblicas deste tipo será, penso eu, uma
característica geral de argumentos válidos em que o Axioma figura.
A afirmação de que P4 não
ocorre na Bíblia pode, a princípio, parecer surpreendente para pessoas
familiarizadas com a história do Antigo Testamento, mas isso ocorre porque, em
certos contextos, P4 pode ser confundido com uma proposição relacionada:
P5 Davi era um rei de
Israel.
Agora, P5 (ou algum
equivalente bruto dele) ocorre várias vezes na Bíblia, mas não devemos permitir
que isso nos induzisse a pensar que P4 ocorre lá. Para P4 e P5 não são, de modo
algum, a mesma proposição, e algumas das maneiras pelas quais eles diferem são
cruciais para o tipo de tópico com o qual estamos preocupados. Vou mencionar
três dessas diferenças.
Primeiro, qualquer uma dessas proposições pode ser crida
sem acreditar na outra. Uma pessoa pode acreditar que Davi era um rei de Israel
(P5) sem ter nenhuma idéia do que está na Bíblia, ou mesmo acreditando que a
Bíblia se preocupa inteiramente com a história da mineração de lata boliviana.
Por outro lado, uma pessoa pode facilmente acreditar na P4, uma declaração
sobre o que a Bíblia diz, mesmo que ele pense que toda proposição na Bíblia é
uma mentira. Estas duas proposições, então, são candidatos distintos para a
crença.
Em segundo lugar, essas duas
proposições são positivamente apoiadas por diferentes tipos de razões. Se
alguém agora for perguntado "Como você sabe?" Após sua afirmação de
P5, então uma resposta apropriada que ele poderia fazer é "A Bíblia diz
assim", ou algo desse tipo. Em outras palavras, P4 pode ser plausivelmente
dado como (parte de) o motivo para acreditar P5. E, uma maneira de desenvolver
e formalizar essa razão, pode ser a construção do argumento que acabamos de
considerar. Por outro lado, P5 não pode plausivelmente ser dado como uma razão
para acreditar em P4, nem pode ser plausivelmente dar "A Bíblia diz
assim" como uma razão para acreditar em P4. Uma das respostas mais comuns,
e mesmo uma das melhores, para "Como você conhece P4?" É "Eu
também leio". Esse tipo de resposta parece não ter relevância óbvia para a
pergunta correspondente sobre o P5. Podemos dizer que essas proposições são
"epistemologicamente ordenadas". Como parte de nossa razão de
acreditar na P5, podemos dar a P4. Como parte do nosso motivo para a P4,
podemos referir-se a alguma experiência pessoal. Mas não faz sentido inverter
esse pedido. Esta diferença se repete, de outro ângulo, na seção III, abaixo.
A terceira diferença à qual
eu gostaria de chamar atenção, é que entre as formas em que P4 e P5 funcionam
em argumentos envolvendo o Axioma. Se, no argumento que consideramos,
substituímos P4 pela P5, obtemos um novo argumento, que, como o antigo, é
perfeitamente válido. O novo, no entanto, ao contrário do antigo, é circular, uma vez que a nova premissa é
idêntica à conclusão. Além disso, e mais importante para o nosso interesse
atual, o Axioma não possui nenhuma função no novo argumento. Ocorre há apenas
vazios e pode ser descartado sem prejuízo da validade ou solidez desse
argumento. Para a conclusão, ser idêntico à P5, segue diretamente da P5 sem
necessidade do Axioma ou de qualquer outra premissa o que quer que seja. P4 e
P5, então, funcionam de forma bastante diferente em argumentos envolvendo o
Axioma.
Vimos agora que podemos usar
o axioma, juntamente com uma premissa adicional, para construir um argumento
válido para uma das conclusões desejadas de Clark. Mas a premissa adicional não
era uma declaração bíblica. Por outro lado, quando substituímos essa afirmação
por seu análogo bíblico, o argumento permaneceu válido, mas o axioma tornou-se
totalmente supérfluo. Também podemos ver, penso eu, por que essa superfluidade
do axioma deve ser o resultado quase invariável de usar apenas declarações
bíblicas como premissas adicionais. O axioma atribui uma certa propriedade (a
de ser a Palavra de Deus) à Bíblia ou as proposições que ocorrem na Bíblia.
Normalmente, portanto, ele desempenhará um papel essencial em uma dedução
apenas se outra premissa do argumento, ao atribuir a uma determinada proposição
a propriedade de ser parte da Bíblia. Agora, a Bíblia contém muitas
proposições, mas apenas algumas delas são afirmações de que alguma outra
proposição faz parte da Bíblia. Ou seja, quase todas as proposições da Bíblia
se assemelham a P5, não P4.
Muitas poucas proposições da
Bíblia, então, são candidatos a combinações dedutivamente frutíferas com o
axioma. Em quase todos os casos, se uma determinada conclusão pode ser
validamente deduzida das declarações bíblicas mais o axioma, essa mesma
conclusão pode ser deduzida validamente dessas declarações bíblicas sem o
axioma. A menos que uma das declarações bíblicas se assemelhe a P4 em vez de
P5, uma ocorrência improvável, não haverá "termo médio" para
relacionar essa afirmação ao Axioma.
Em alguns casos, a Bíblia
pode conter uma proposição parecida com P4, uma proposição que pode ser
combinada com o Axioma. Mesmo nestes poucos casos, no entanto, o axioma não é
realmente necessário. Pois, se a Bíblia contém algo como P4, também deve conter
a P5 correspondente (pelo menos, deve fazê-lo se todas as suas proposições
forem verdadeiras). Assim, mesmo que existam declarações bíblicas, que podem
ser combinadas com o axioma para produzir uma conclusão, também deve haver
outras declarações bíblicas, que implicam essa mesma conclusão sem o axioma. Em
nenhum caso, então, o axioma é necessário ou útil na dedução das conclusões das
declarações bíblicas.
Obtemos, então, um resultado
curioso e surpreendente. O axioma é uma reivindicação sobre a Bíblia.
Aproximadamente, podemos supor que se destina a atribuir à Bíblia um alto grau
de autoridade, confiabilidade, veracidade ou algo do tipo. Por si só, no
entanto, o Axioma não implica nada interessante ou importante, seja verdadeiro
ou falso, nas áreas de teologia, história, ética, etc. Em combinação com outras
premissas, torna-se frutuosa dedutivamente, resultando em conclusões
interessantes. É útil desta maneira, no entanto, apenas se combinarmos com as
premissas que não são encontradas na Bíblia. Se nos contentássemos em usar
apenas as proposições bíblicas como as demais premissas, acharíamos o Axioma
uma adição perfeitamente inútil aos nossos argumentos. Pode haver algo muito
importante para a epistemologia cristã neste aparente paradoxo. Podemos ver
outro aspecto disso na seção III, abaixo.
Tradução: Edu Marques
Via: http://www.trinityfoundation.org/new_article.php?id=2
Comentários
Postar um comentário