Epistemologia e Revelação III - Revelação bíblica e experiência sensorial III (3/4) - George I. Mavrodes

Imagem relacionada



Até agora, não discuti as críticas de Clark sobre posições epistemológicas alternativas e, de fato, terei pouco a dizer sobre essa parte do ensaio. Uma linha de argumento que ele usa, no entanto, nos leva de volta a um tópico sobre o qual tocamos na Parte I do meu artigo. Quero agora abordá-lo novamente a partir deste novo ângulo.

Eu suspeito que uma das motivações importantes para o projeto do Prof. Clark é a descoberta de uma fonte de conhecimento, particularmente para o conhecimento teológico, que é mais seguro e confiável do que qualquer fonte comum. Parece claro que as maneiras pelas quais normalmente adquirimos as crenças da vida no cotidiano, são falíveis. Às vezes, nos levam ao erro. Não há uma fonte, pelo menos para os assuntos mais importantes, o que é melhor do que isso? Muitos teólogos disseram que existe, e Clark pertence a essa tradição.

Até agora, expresso essa tradição em termos muito gerais. Alguns desses teólogos, no entanto, têm sido mais específicos e, de fato, realizaram duas doutrinas, que eu acredito que ambas não podem ser verdadeiras. Eles sustentaram, por um lado, que a experiência sensorial é falível e que qualquer crença que repousa sobre ela está manchada de incerteza. O terreno em que descansam é insuficiente para a total confiabilidade. Por outro lado, eles afirmam que a Bíblia é infalível e, portanto, isso nos proporciona um tipo de conhecimento, que sobe acima da incerteza e tem um terreno completamente firme. Alguns comentários de Clark fazem parecer que ele também pertence a essa tradição. De qualquer forma, sua posição tem afinidades tão íntimas com isso que eu quero discutir aqui.

Perto do final da seção 2, Clark responde a um teólogo conservador que pensa que é necessário algum conhecimento comum de "senso comum" mesmo para a vida espiritual. Este teólogo diz: "Você não pode obedecer o sétimo mandamento, se você não sabe quem é sua esposa". Clark, no entanto, levanta a pergunta: "Como você sabe?" E é claro que sua resposta é: "Você não" sabe realmente. " O padrão geral de seu argumento, embora não explícito, também é talvez suficientemente claro. Ele se refere a uma história sobre Louis XIV, que supostamente foi substituído por seu irmão  gêmeo, e ele nos lembra os argumentos dos solipsistas e idealistas subjetivos. O que ele aparentemente leva para destruir qualquer base não-revelacional para esse suposto conhecimento. Ele acha que não posso derivar qualquer conhecimento sobre meu estado civil do Axioma (ele certamente está certo neste caso). Talvez ainda mais importante, no entanto, não posso deduzir esse conhecimento, mesmo que eu tomei cada proposição na Bíblia como um axioma. Então, minha opinião sobre quem é minha esposa não tem base firme, e, portanto, não constitui conhecimento. Clark, no entanto, permite que possamos ter opiniões sobre esses assuntos, e que, em algumas situações, essas opiniões podem nos servir no lugar do conhecimento.

Clark parece, por outro lado, reivindicar saber que Davi era um rei de Israel. Mas como ele conhece? Ele pode responder que ele pode deduzi-lo de um Axioma. A dedução desta proposição do axioma, no entanto, é certamente inválida. Se Clark não tem melhores motivos do que isso por sua crença sobre Davi, então sua crença está em pior condição do que a minha. Eu suspeito, no entanto, que ele realmente tem uma razão melhor do que isso. Eu acho que, na maioria das condições, ele e muitos outros teólogos realmente fariam uma resposta bastante diferente, que afirma que esse conhecimento é derivado da própria Bíblia, e não de um Axioma sobre a Bíblia. Por exemplo, em sua discussão sobre "Lógica e Escritura" na seção 2, Clark diz: Se o problema é explicar como sabemos nesta era, não se pode usar a experiência pessoal de Moisés. Hoje temos a Escritura. Como a Confissão de Westminster diz: "Pareceu ao Senhor ... revelar-se ... e depois ... comprometer o mesmo inteiramente com a escrita, o que torna a Sagrada Escritura ser mais necessária, aqueles modos anteriores de revelar Deus a sua vontade para o seu povo cessou. "O que Deus disse a Moisés está escrito na Bíblia; As palavras são idênticas; A revelação é a mesma.

Agora, isso me sugere que a verdadeira resposta de Clark a nossa pergunta: "Como você sabe que Davi era um rei de Israel?", Vai até "A Bíblia diz" Muito bem. Mas ainda não é bom o suficiente. E é importante que entendamos por que ainda não é bom o suficiente. O simples fato de que a Bíblia diz que algo não é, por si só, suficiente para explicar o conhecimento de Clark sobre essa coisa. Se fosse, então seria certo que Clark sabe tudo o que é dito na Bíblia, o que parece improvável. Na verdade, se fosse suficiente, parece que (uma vez que não há nenhuma razão para supor que Clark seja único a este respeito) que - todos no mundo saberiam tudo o que está na Bíblia. A Bíblia diz que isso faria todos saberem disso. Mas há muitas coisas ditas na Bíblia que eu não conheço. Talvez eu nunca os leia, ou talvez esqueça deles, etc. Isso sugere, é claro, que se "A Bíblia diz assim" é funcionar como um motivo para uma determinada pessoa, então deve ser combinada com outra coisa. Deve, pelo menos, ser combinado com a crença da pessoa, e sua razão de acreditar, que a Bíblia diz isso.

Agora, no que diz respeito ao reinado de Davi, Clark, sem dúvida, acredita que a Bíblia diz isso. Repassemos, portanto, a nossa pergunta: "Como você sabe?" Com respeito a essa segunda crença. Como indiquei na seção I, a questão agora requer um tipo diferente de resposta. Concebivelmente, ele poderia responder que professores de teologia lhe disseram que a Bíblia diz isso, caso em que poderemos chamar nossa atenção para eles. Mas parece que não há motivo para duvidar de que Clark poderia responder mais diretamente: "Eu também levei." É claro que ele tem, e eu também.

Mas talvez essa última frase seja muito precipitada. Um filósofo que pode imaginar a possibilidade de que um rei francês e, de fato, sua própria esposa, possam ser subjetivamente substituídos por impostores, seguramente não espanta na possibilidade de que um livro possa ser substituído por outro. Talvez a Bíblia de Clark tenha sido substituída por um substituto astuto e disfarçado que contém algumas declarações falsas cruciais. Talvez a verdadeira Bíblia não diga que Davi era um rei depois de tudo, e Clark foi enganado. Na verdade, talvez ele tenha sido enganado por esta falsa Bíblia em assuntos mais importantes. (Este é um lugar onde a mera opinião pode servi-lo, bem como o conhecimento?)

Claro, ele pode apelar para o seu Pastor para a confirmação ou correção de suas opiniões. Mas, infelizmente, os pastores podem ser substituídos tão facilmente quanto os reis ou as esposas. Talvez o grave e reverendo cavalheiro no púlpito não seja o pastor, mas um impostor. E de qualquer forma, a substituição da Bíblia pode ter ocorrido há muito tempo atrás, séculos ou milênios no passado. Talvez o pastor também seja enganado, juntamente com Agostinho, Aquino, Lutero e Calvino. Qualquer alegado conhecimento bíblico que Clark possa reivindicar, então, sobre as fortunas de Davi deve falhar pelo mesmo motivo, o que ele levanta contra o conhecimento sobre sua esposa; Ou seja, ambos falharam devido à possibilidade de substituição.

Por outro lado, suponha que a Bíblia de Clark seja genuína. Pode ter certeza de que ele leu corretamente? Provavelmente todos nós sabemos o quão fácil é ignorar a palavra "não" em uma frase, o nossa desconforto subseqüente. Talvez a Bíblia de Clark diga que Davi não era um rei. Claro, ele pode lê-lo novamente. Isso lhe dará conhecimento? Ele poderia identificar sua esposa com certeza, olhando novamente para ela? Aparentemente não. É possível fazer o mesmo erro sensorial duas vezes. A simples repetição da experiência sensorial não pode conferir certeza epistemológica. Então, o aparente conhecimento bíblico de Clark também deve falhar devido à falibilidade do sentido. Na melhor das hipóteses, a mera opinião permanece.
E, claro, como diz Clark, permanecem as dificuldades anteriores do solipsismo e do idealismo subjetivo. Eles se aplicam aos livros, bem como a qualquer outra coisa.

Pelo menos um ponto agora deve ser suficientemente claro. Quaisquer que sejam as dificuldades ou deficiências gerais que infectem as crenças derivadas da experiência sensorial também devem igualmente infectar as crenças derivadas da Bíblia. Para a experiência sensorial é necessária para a derivação de tais crenças. Portanto, se Clark está correto, ao pensar que ele não pode obter qualquer conhecimento da percepção sensorial, então ele também não pode obter nenhum conhecimento da Bíblia. Como já vimos que ele não pode obter nada do Axioma, não é imediatamente óbvio para onde ele poderia buscar. Seria lamentável, no entanto, parar aqui, passando isso como uma incoerência curiosa gerada pelo extremo ceticismo de Clark em relação aos sentidos. Tem uma consequência de importância para toda tentativa de epistemologia cristã. O fato é que toda epistemologia consistente que atribui um papel à Bíblia na aquisição do conhecimento teológico deve atribuir um papel de alcance igual, e precisamente na mesma área, para perceber a percepção. Para sempre que a Bíblia forma um elo em uma cadeia epistemológica, o contato sensorial com a Bíblia deve formar o próximo link.

Este ponto talvez valha a pena enfatizar. A Bíblia não é um talismã mágico que torna os homens "sábios para a salvação" simplesmente contendo afirmações verdadeiras e estendendo-se sobre uma prateleira. Tem resultados epistemológicos quando os homens a lêem, estudam, escutam-na, pregam e exponha-a. Os missionários entendem isso suficientemente bem. Eles não apenas carregam a Bíblia em seus bolsos. Eles a traduzem, imprimem, vendem, cedem e pregam. Em suma, eles trazem as pessoas em contato com a Bíblia e a sua mensagem, e eles fazem esse contato através da visão e da audição, através da sensação. Um epistemologista cristão (pelo menos um que inclui a Bíblia em seu sistema) nunca terminou antes de ter incorporado a experiência sensorial em seu sistema. E ele não pode relegar essa experiência a um apêndice, como o modo pelo qual obtemos conhecimento "mundano" (ou opinião). Seja como for, Deus escolheu disponibilizar a Sua revelação na Bíblia, na mesma medida em que ele escolheu entalar exatamente essa mesma revelação através dos sentidos. A sensação deve, portanto, ser tão central para a aquisição do conhecimento teológico como é a própria Bíblia.



Portanto, não é útil para o filósofo dizer-nos que os sentidos são fracos, variáveis, falíveis, etc., a menos que ele também tenha coragem de suas convicções e permita que o conhecimento que ele derive da Bíblia esteja infectado com essa mesma fraqueza e falibilidade. Pois a Bíblia não é um concorrente epistemológico da experiência sensorial, nem uma substituta. Pelo contrário, sua função epistemológica depende da experiência sensorial. Se Deus escolheu revelar sua verdade na Bíblia, ele escolheu revelá-la através dos sentidos, e o filósofo cristão deve fazer a paz com eles. Se eles são falíveis, então eles são falíveis, e será tarefa de uma verdadeira epistemologia mostrar como os sentidos falíveis cumprem seu papel ao transmitir-nos o conhecimento seguro de Deus. Se for fazer isso é empirismo, a filosofia cristã deve ser empirista.



Tradução: Edu Marques




Comentários