O texto de uma carta escrita por Charles Hodge do Seminário Teológico Princeton em nome das duas Assembleias Gerais da Igreja Presbiteriana nos EUA, explicando por que o convite do Papa aos protestantes para enviar delegados ao primeiro Concílio Vaticano de 1869-70 estava sendo recusado.
A Pio Nono, bispo de Roma,
Por sua carta encíclica datada de 1869, você convida os protestantes a enviar delegados ao Concílio convocado para se reunir em Roma durante o mês de dezembro do ano em curso. Essa carta foi trazida à atenção das duas Assembleias Gerais da Igreja Presbiteriana nos Estados Unidos da América. Essas Assembleias representam cerca de cinco mil ministros e um número ainda maior de congregações cristãs.
Crendo como cremos, que é a vontade de Cristo que sua Igreja na terra deve ser unida, e reconhecendo o dever de fazer tudo o que consistentemente podemos para promover a caridade e comunhão cristã, consideramos oportuno apresentar brevemente as razões que proíbem a nossa Participação nas deliberações do próximo Concílio.
Não é porque renunciamos a qualquer artigo da fé católica. Nós não somos heréticos. Recebemos cordialmente todas as doutrinas contidas nesse Símbolo que é conhecido como o Credo dos Apóstolos. Consideramos que todas as decisões doutrinárias dos primeiros seis concílios ecumênicos são consistentes com a Palavra de Deus e, por essa consistência, as recebemos como expressão de nossa fé. Portanto, acreditamos na doutrina da Trindade e da pessoa de Cristo como são expressas nos símbolos adotados pelo Concílio de Nicéia AD321, o do Concílio de Constantinopla AD381 e mais plenamente o do Concílio de Calcedônia AD451. Cremos que há três pessoas na Divindade, o Pai, o Filho e o Espírito Santo; E estes três são os mesmos em substância e igual em poder e glória. Cremos que o Filho Eterno de Deus se tornou homem ao tomar para si um verdadeiro corpo e uma alma racional, e assim foi e continua a ser, tanto Deus como o homem em duas naturezas distintas em uma pessoa para todo o sempre. Acreditamos que nosso adorável Senhor e Salvador Jesus Cristo é o profeta que deveria vir ao mundo, em cujos ensinamentos devemos crer e em cujas promessas confiamos. Ele é o Sumo Sacerdote cuja satisfação infinitamente meritória à justiça divina, e cuja intercessão sempre prevalecente, é o único fundamento da justificação e da aceitação do pecador diante de Deus. Nós o reconhecemos como nosso Senhor não apenas porque somos suas criaturas, mas também porque somos a compra paga por seu sangue. À sua autoridade, somos obrigados a submeter-nos, a seu cuidado, a confiar, e a seu serviço, todas as criaturas no céu e na terra devem ser devotadas.
Recebemos todas as doutrinas relativas ao pecado, à graça e à predestinação, conhecidas como agostinianas, que receberam a sanção não só do Concílio de Cartago e de outros Sínodos provinciais, mas do Concílio Ecumênico de Éfeso AD431 e de Zósimo, bispo de Roma. Portanto, não podemos ser declarados hereges sem envolver na mesma condenação toda a antiga igreja.
Nem somos cismáticos. Nós reconhecemos cordialmente como membros da Igreja visível de Cristo na terra, todos aqueles que professam a verdadeira religião junto com seus filhos. Não só estamos dispostos, mas também fervorosos, a manter a comunhão cristã com eles, desde que não exijam, como condições de tal comunhão, que professemos doutrinas que a Palavra de Deus condena, ou que devamos fazer o que a Palavra proíbe. Se, em qualquer caso, qualquer Igreja prescreve termos de comunhão não bíblicos, o erro e a culpa é com aquela igreja e não conosco.
Mas, embora não recuse o seu convite porque somos hereges ou cismáticos, somos, no entanto, privados de aceitá-lo, porque ainda guardamos com confiança cada vez maior os princípios pelos quais nossos pais foram excomungados e condenados pelo Concílio de Trento que representou, e ainda representa, a Igreja sobre a qual você preside.
Os mais importantes desses princípios são:
Primeiro, que a Palavra de Deus, contida nas Escrituras do Antigo e do Novo Testamentos, é a única regra infalível de fé e prática. O Concílio de Trento, no entanto, pronuncia Anátema sobre todos os que não recebem os ensinamentos da tradição pari pietatis affectu (com igual piedade afeição) como as próprias Escrituras. Isso não podemos fazer sem incorrer na condenação que nosso Senhor pronunciou sobre os fariseus, que invalidaram a Palavra de Deus pelas suas tradições (Mt 15: 6).
Em segundo lugar, o direito de julgamento privado. Quando abrimos as Escrituras, descobrimos que elas são dirigidas ao povo. Eles falam conosco. Somos ordenados a procurá-los (João 5:39), a acreditar no que eles ensinam. Somos responsáveis pessoalmente pela nossa fé. O apóstolo nos ordena a denunciar como anátema, apóstolo ou anjo descido do céu que ensine qualquer coisa contrária à Palavra de Deus divinamente autenticada (Gálatas 1:8). Ele nos criou os juízes, e colocou a regra do juízo em nossas mãos, e nos mantém responsáveis por nossos julgamentos.
Além disso, descobrimos que o ensinamento do Espírito Santo foi prometido por Cristo não ao clero apenas, muito menos a qualquer ordem do clero exclusivamente, mas a todos os crentes. Está escrito: “Todos vós sereis ensinados de Deus”. O Apóstolo João diz aos crentes: E vós possuís unção que vem do Santo e todos tendes conhecimento […] Quanto a vós outros, a unção que dEle recebestes permanece em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas, com a Sua unção vos ensina a respeito de todas as coisas, e é verdadeira, e não é falsa, permanecei nEle, como também ela vos ensinou” (1 João 2:20,27). Este ensinamento do Espírito se autentica, como nos ensina este mesmo apóstolo, quando diz: “Quem crê no Filho de Deus tem o testemunho em si mesmo” (1 João 5:10). ‘Não vos escrevi porque não sabeis a verdade, mas porque a conheceis, e que nenhuma mentira é da verdade’ (1 João 2:21). O julgamento privado, portanto, não é apenas um direito, mas um dever, do qual nenhum homem pode absolver-se, ou ser absolvido por outros.
Em terceiro lugar, cremos no sacerdócio universal de todos os crentes, isto é, que todos os crentes têm através de Cristo acesso ao Pai em um Espírito (Efésios 2:18); Para que venha com coragem ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça para ajudar em tempo de necessidade (Hebreus 4:16); “Tendo, pois, irmãos, a ousadia de entrar no santíssimo pelo sangue de Jesus, por um caminho novo e vivo, que ele nos consagrou por meio do véu, isto é, da sua carne; E tendo um sumo sacerdote sobre a casa de Deus; Cheguemo-nos com verdadeiro coração, na plena certeza da fé, tendo o nosso coração purificado de má consciência, e os nossos corpos lavados com água pura “(Hb 10: 19-22). Admitir, portanto, o sacerdócio do clero, cuja intervenção é necessária para assegurar-nos a remissão do pecado e outros benefícios da redenção de Cristo, é renunciar ao sacerdócio de nosso Senhor, ou sua suficiência para assegurar a reconciliação com Deus.
Em quarto lugar, negamos a perpetuidade do apostolado. Como nenhum homem pode ser um apóstolo sem o Espírito de profecia, assim nenhum homem pode ser um apóstolo sem os dons de um apóstolo. Esses dons, como aprendemos com as Escrituras, eram conhecimento pleno da verdade derivada de Cristo pela revelação imediata (Gálatas 1:12) e infalibilidade pessoal como mestres e governantes. O que os selo do apostolado foram, Paulo nos ensina quando diz aos Coríntios: “Verdadeiramente os sinais de um apóstolo foram operados entre vós com toda a paciência, em sinais, e prodígios, e atos poderosos” (2 Co 12:12) . Quanto aos prelados que afirmam ser apóstolos e que exigem a mesma confiança em seus ensinamentos e a mesma submissão à sua autoridade, como o que é devido aos mensageiros inspirados de Cristo, sem fingir possuir nem os dons nem os sinais da Apostolado, não podemos nos submeter às suas reivindicações. Isto seria render aos homens errantes a sujeição devida a Deus sozinho ou a seus mensageiros divinamente autenticados e infalíveis.
Muito menos podemos reconhecer o Bispo de Roma como o vigário de Cristo na terra, revestido da autoridade sobre a Igreja e o mundo que foi exercida por nosso Senhor enquanto aqui na carne. É claro que ninguém pode ser o vigário de Cristo pois que não tem os atributos de Cristo. Reconhecer o bispo de Roma como vigário de Cristo é, portanto, praticamente reconhecê-lo como divino.
Devemos permanecer firmes na liberdade com que Cristo nos libertou. Não podemos perder a nossa salvação, colocando o homem no lugar de Deus, dando a alguém que comunga das mesmas paixões conosco o controle de nossa vida interior e exterior, que é devida somente àquele em quem estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento e em quem habita toda a plenitude da Divindade.
Podem ser atribuídas outras razões igualmente convincentes por que não podemos, com boa consciência, estar representados no Concílio proposto. Mas como o Concílio de Trento, cujos cânones ainda estão em vigor, pronuncia todos os malditos que detêm os princípios acima enumerados, nada mais é necessário para mostrar que a nossa recusa a seu convite é uma questão de necessidade.
No entanto, embora não possamos voltar à comunhão da Igreja de Roma, desejamos viver em caridade com todos os homens. Amamos todos aqueles que amam nosso Senhor Jesus Cristo com sinceridade. Consideramos como irmãos cristãos todos os que o adoram, amam e obedecem a Ele como seu Deus e Salvador, e esperamos estar unidos no céu com todos os que se unem a nós na terra, dizendo:
“Àquele que nos ama, e, pelo Seu sangue, nos libertou dos nossos pecados, e nos constituiu reino, sacerdotes para o Seu Deus e Pai, a Ele a glória e o domínio pelos séculos dos séculos. Amém” “(Ap 1: 6).
Assinado em nome das duas Assembleias Gerais da Igreja Presbiteriana nos Estados Unidos da América.
Fonte: Banner of Truth
Tradução com autorização: Sandro Marcos para o “Pregai o Evangelho”
Tradução com autorização: Sandro Marcos para o “Pregai o Evangelho”
Comentários
Postar um comentário